sábado, 11 de agosto de 2012

Nitro permitido ou proibido?

O Sistema de injeção de Óxido Nitroso tornou-se mais popular no Brasil foi após o lançamento do jogo Need For Speed Underground desenvolvido pela EA Black Box e publicado pela Eletronic Arts em 2003, junto com o lançamento do Filme Velozes e Furiosos aqui no Brasil. Porém já era utilizado desde dos tempos da Segunda Guerra Mundial onde os aviões aliados utilizavam este sistema para conseguir maiores potências em grandes atitudes e após a integração dos aviões a jatos o sistema foi esquecido até a década de 70 porém só depois foram feitos novos estudos para ser aplicados de outras formas.
A personalização de carros não chega apenas a modificação visual, muitos apostam mais no que está em baixo do capô transformando o "brinquedo" em um verdadeiro jatinho no asfalto. 
Sistema de Óxido Nitroso - NOS

Permitido ou proibido?



Segundo o Código de Trânsito Brasileiro não determina expressamente " não é permitido o uso de sistema de injeção de óxido nitroso",não sendo possível afirmar a proibição do uso. Se não é proibido, poderia vir a ser condicionado, tal como ocorre com o turbo, porém suas naturezas jurídicas são muito diferentes. O turbo modifica a forma como funciona o motor do veículo, transformando-o de aspirado para turbo-alimentado. O nitro, é um aditivo do combustível! O que o óxido nitroso é um gás que é injetado para dentro do motor juntamente com o combustível, evidentemente isto não altera o motor, e sim, a mistura de combustível. Uma comparação é que o nitro é como a gasolina aditivada, ou um daqueles produtos como o STP Octane Booster. São aditivos de combustível que alteram instantaneamente a potência do veículos, porém sem alterar definitivamente as suas características de fábrica como a cilindrada, o combustível e a potência.Sendo apenas a unica condição imposta pelo Código de Trânsito Brasileiro que seja instalado o cilindro no porta-malas/caçamba sabendo que proíbe a existência de cilindros de gases/tanques de combustível dentro do veículo, como ocorre com o Gás natural ou popularmente conhecido como GNV.



Como Funciona?



A instalação nada mais é do que um sistema que realiza a injeção de Óxido Nitroso (que é uma substância líquida que se transforma em gás comburente quando despressurizada) nas câmaras de combustão. Ao contrário do que muitos pensam, ele não detona nada, não é nitroglicerina, não é nitrometano, nem tampouco algum tipo de combustível. É apenas um gás com poder comburente, cuja aplicação em motores à combustão interna, com o objetivo de aumentar a capacidade de queima na câmara de combustão e consequentemente a energia produzida.


Aplicação do sistema de óxido nitroso nos carros. 
- Carros com motores 4 cilindros 1.0 a 1.4 litros podem ser injetados 25cv a 30cv. 
- Carros com motores 4 cilindros 1.6 a 2.0 litros podem ser injetados 55cv. 
- Carros com motores 6 cilindros podem ser injetados 80cv. 
- Carros com motores V8 podem poder ser injetados 100cv.


Ganho de potência - 30 a 40% - O Óxido Nitroso é normalmente acondicionado em um cilindro de alumínio, disponível em uma variedade de tamanhos que variam de 2,5 lbs a 20 lbs, de acordo com cada fabricante. Considerando que o combustível está sendo adicionado ao gás nitroso, ele será introduzido comprimido e atomizado completamente. 
Isto promove uma melhor queima na câmara de combustão, como um resultado direto, é um aumento na força do motor tanto em hps quanto em torque. 
Flexibilidade de instalação - Outra grande vantagem de instalar o sistema de Óxido Nitroso é sua habilidade para prover força imediatamente quando for solicitado. Ao contrário dos outros sistemas que geralmente costumam ter uma demora na resposta, como o tempo de reação do turbo. Outra vantagem, vem do fato de se poder retirar e reinstalar o sistema em outro carro sem deixar marcas, e em poucas horas de trabalho.
Consumo - Durante o uso, o consumo aumenta em até 80%. Como dura poucos segundos, não muda muito o consumo em longas distâncias.
Investimento - Hoje o preço de um kit básico de óxido nitroso está em média R$2.500,00 e a instalação por volta de R$400,00. Lembre-se que o óxido nitroso não permite testes equivocados como outros tipos de preparaçoes nos motores, se você errar pode danificar seriamente o motor. 





0 comentários:

Postar um comentário