domingo, 1 de julho de 2012

Ar, fixa ou rosca? Que dúvida cruel

Essa dúvida e muito questionada referente a qual é a melhor pra seu veiculo. A unica realmente apropriada para o carro de fato é a original de fabrica, que é estudada, formulada e a feita diante das diversas circunstâncias que o veículo no seu período de uso possar enfrentar. 
Porém diante das inovações apareceu outras "modalidades" de suspensões para a troca da original por suspensões preparadas, que são definidas hoje como a Ar, Rosca e Fixa.

A objetivo de cada uma não está em proporcionar o máximo conforto ou uma durabilidade maior que a original, e sim tem o objetivo de rebaixar o carro ou de deixar no nível que o condutor acredite que seja mais acessível para ele. 

A suspensão a ar, de origem norte americana foi desenvolvida inicialmente em 1920 e difundida em 1940 buscando melhorias de estabilidade para carros de competição. Se tornou tão bem sucedido o produto que ganhou as ruas dos EUA e logo após o mundo. Esse tipo de suspensão funciona através de bolsas de ar que estão colocadas no lugar das molas originais do carro, podendo ser infladas a qualquer momento através de controle remoto independente do veículo está parado ou em movimento. A durabilidade não a um tempo certo mais vai de acordo com as manutenções periodicas que o condutor deve realizar, para ter todo o controle e segurança do veículo, os custos vão de R$ 900,00 para uma suspensão mais simples e chegando a casa dos R$ 6.000,00. 


A Suspensão rosca, desenvolvida para funcionar através de mecanismo de rosca aplicado sobre o amortecedor/telescópio do carro. Quando rosqueada para baixo o carro é rebaixado e aumentado ocorre o inverso. Este tipo de kit de suspensão possibilita total segurança e conforto através da regulagem de altura manual do carro, podendo ter um ganho de 10 cm a mais próximo ao chão. Todo o processo é realizado em até 15 Minutos. O investimento para carros populares inicia de R$ 750,00 e chegando aos R$ 975,00. 

Foto: Palio Fire - Suspensão Rosca - Leandro Alves
A suspensão Fixa, essa é a unica que pode legalizada diante dos órgãos regularizadores, mediante vistoria  do INMETRO e apresentação de notas fiscais e documentos do carro a autorização da circulação do mesmo. A fixa, que muitos "pilotos"  se orgulham de mostrar o trabalho feito em seus brinquedinhos, funciona com um "kit" de suspensão que inclui molas e amortecedores esportivos. Nesse kit, as molas seriam menores, e os amortecedores com um curso menor. Isso faria que o seu carro ficar numa altura, agradável, e deixaria de ser um "trator" como a maioria dos carros nacionais. Com a suspensão fixa, como o nome é auto explicativo, não se tem a opção de alterar a altura do carro. Sempre será aquela altura. O que define a altura(fixa) desse tipo de suspensão são as molas. Os valores são de R$ 550,00 à R$ 900,00. 

Difícil é decidir o quanto mais baixo queremos chegar com o carro e o estilo da sua personalidade  que quer transmitir com o conjunto dessas suspensões, mais lembre-se não pense apenas na estética do carro, pois ele pode ser o seu o meio de transporte do seu dia-a-dia e com certeza outras pessoas também andem nele, e diante disso pode ocorrer um conjunto de circunstancias que necessite de um trabalho de qualidade e que leve um consideração inicialmente a segurança de quem ali é transportado. Fica esperto. 




   

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